Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > História do Lacam
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CONHEÇA O LACAM

  • Publicado: Terça, 20 de Junho de 2023, 10h58
  • Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2023, 12h58
  • Acessos: 352
imagem sem descrição.

O Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam) foi criado em outubro de 2019, a partir de convênio firmado entre a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). 

Com sede no campus de Marabá, o Laboratório, inicialmente constituído por um grupo de professores e estudantes da UNIFESSPA, conta, hoje, com pesquisadores externos de diferentes áreas e formações.

O Laboratório, trabalha na criação de base de dados, ao mesmo tempo faz experimentações, transforma dados brutos em resultados que possam ser usados para outros fins que contribuam com a sociedade.Como meta, o laboratório busca integrar a pesquisa acadêmica com o público externo, servindo de subsídio para formuladores de políticas públicas, além de prover informações para a comunidade em geral. O objetivo do Lacam sempre esteve voltado para análises e pesquisas voltadas à compreensão do cenário econômico regional e social da região amazônica do Brasil, com ênfase nas contas regionais. 

Possui um conjunto de ações de pesquisas, extensão, e um conjunto de ações de ensino, que são organizados em oficinas e em disciplinas aplicadas em graduação e Pós. Nesse sentido, mas buscando ampliar os projetos vinculados ao laboratório, em 2023 estão sendo executados novos projetos, com quatro linhas de pesquisa: contas regionais, modelos de economia regional, economia regional por dados públicos e conjuntura econômica regional. Soma-se a esse quadro ainda, uma ação de extensão: o Núcleo de Estudos Econômicos para Povos Indígenas (NUPI).

As ações de pesquisa e extensão são desagregadas por projetos, como apresentado abaixo:

Linhas de pesquisas

Modelos de Economia Regional

Modelos de Insumo-Produto

Economia Regional por Dados Públicos

Financiamento do desenvolvimento

Pobreza e desigualdade

Finanças públicas municipais

Análise de economia regional

Construção de base de dados

Economia e violência

Contas Regionais

Registros administrativos

Contabilidade social com recorte regional

Contas satélite da mineração

Conjuntura Econômica Regional

Conjuntura Econômica Regional

 

Atividades de extensão

Núcleo de Estudos Econômicos para Povos Indígenas (NUPI)

A atuação do Lacam nasce frente às grandes demandas no sudeste paraense de produção científica no campo das Ciências Sociais aplicadas. O curso de economia concentra grande parte dos interesses atuais do laboratório, uma vez que, houve espaço para propor essas investigações e também setores interessados em financiar. Então, o LACAM faz a junção de professores e pesquisadores e setores que financiam as pesquisas. A pesquisa é uma atividade acadêmica importante pois, ela traz clareza, revela estruturas sociais econômicas que não estariam tão evidentes, ou seja, torna visível o que não estar aparente. Assim, a pesquisa pode colaborar para entender o funcionamento da região incluindo os atores e agentes que atuam nela, trazendo firmeza na tomada de decisões, visto que, os resultados são científicos.

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página