Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > LACAM PROMOVE A I ESCOLA DE CONTAS REGIONAIS DA AMAZÔNIA
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

LACAM PROMOVE A I ESCOLA DE CONTAS REGIONAIS DA AMAZÔNIA

  • Publicado: Segunda, 01 de Mai de 2023, 06h48
  • Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2023, 12h08
  • Acessos: 99

Copia de Equipe Lacam

Na última semana (entre 24 e 28 de abril), o Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam) promoveu na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), na Unidade III do campus de Marabá, a I Escola de Contas Regionais da Amazônia, a Ecam. Com o objetivo de contribuir para a formação do grupo de pesquisadores do Laboratório, o encontro  possibilitou tratar bases de dados e, assim, transformar em informações econômicas. A I Ecam ofereceu oficinas e palestras ministradas por profissionais da Unifesspa e também por servidor da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará. 

A primeira oficina foi ministrada por Giliad Silva, professor do curso de Economia da Unifesspa  e coordenador do Lacam. O professor tratou de dados municipais, onde os pesquisadores aprenderam a identificar esses dados e como funcionam na economia. Para isso, Giliad usou o "Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro" da "Secretaria do Tesouro Nacional" (Siconfi - STN).

A segunda oficina foi oferecida pelo professor de Economia da Unifesspa Lucas Rodrigues, onde os pesquisadores aprimoraram seus conhecimentos na área de transações internacionais feitas pelos municípios com a base de dados Comexctat e do software Gephi; enquanto a terceira oficina, ministrada pelo professor Daniel Nogueira, também vinculado ao curso de Economia da Unifesspa, tratou das dinâmicas monetárias do Brasil,  no âmbito municipal, e os pesquisadores tiveram acesso ao banco de dados do Banco Central do Brasil para que conseguissem compreender melhor o andamento.

Além das oficinas, houve também três palestras: as proferidas por pesquisadores do Lacam/Unifesspa, os professores de Economia Jarbas Carneiro e Maurílio Monteiro, que trouxeram temas relacionados à análise econômica e de conjuntura na região sul/sudeste do Pará, e também pelo servidor da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará, Rivail Araújo de Figueiredo Filho, como convidado externo. Ele enfatizou a importância da transformação de dados administrativos fiscais em informações econômicas que o Lacam vem desenvolvendo: “O que o Lacam está fazendo aqui, envolvendo notas fiscais, é um trabalho inédito e é preciso que esse esforço chegue às instâncias do governo, colaborando para um planejamento a partir de informações econômicas mais consolidadas”, destacou.

As pesquisadoras Ana Maria Tigre e Jéssica Costa, vieram de longe para participar da formação. Ambas são egressas do curso de Economia da Unifesspa e as discussões que fazem no Lacam têm eco em suas pesquisas de mestrado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Elas explicam que vieram de São Paulo porque entendem a importância da formação para suas pesquisas em andamento. “Para mim foi muito importante tanto na vida pessoal como profissional. Eu, como pesquisadora, continuo pensando na minha região, mesmo estando em São Paulo, e consegui aprender bastante nas oficinas e palestras”, pontuou Jéssica.

 

 
 
 
 
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página