PESQUISADORES DO LACAM FAZEM RODADA DE DIÁLOGO COM INSTITUIÇÕES DO ESTADO
No último fim de semana (entre 19 e 22 de maio), pesquisadores do Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam), se reuniram com diversas instituições do Estado do Pará, compartilhando os avanços das pesquisas em andamento no laboratório e também prospectando novas perspectivas e parcerias. As visitas foram na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (Fapespa), no Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e na Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).
Visita Fapespa
Na Fapespa, o diálogo se deu com o presidente da Fapespa, Marcel do Nascimento Botelho, e a coordenadora de Estatística Econômica de Contas Regionais, Maria Glaucia Moreira, quando foram apresentados pelo coordenador do Lacam, Giliad Souza Silva, os resultados da pesquisa sobre a Tabela de Recursos e Usos da economia paraense, a “TRU Pará”. Os pesquisadores do Lacam apontaram a importância dos resultados da TRU para o Estado do Pará , depois de quase 4 anos de pesquisa, como uma ferramenta que permite vislumbrar inúmeras ações sobre questões econômicas e sociais, podendo subsidiar o planejamento de políticas públicas que correspondam às lacunas e potencialidades regionais em diálogo com outros estados, regiões e países.
Visita ao MPPA
No MPPA, recebidos pelo promotor de justiça José Edvaldo Pereira Sales, ocorreu ainda a exposição de resultados prévios sobre dados da violência no Pará, a partir de Boletins de Ocorrência. O estudo é fruto de convênio já estabelecido entre o Lacam/Unifesspa e o MPPA e as questões tratadas evidenciam as possibilidades de estudos a partir dessa base de dados, de forma a mobilizar ações que envolvam outros setores e instituições do Estado no enfrentamento da violência.
Visita a Alepa
Essa mesma pauta foi apresentada na Alepa, no gabinete da deputada estadual Lívia Duarte (Psol), discutindo os resultados do estudo no sentido de fomentar políticas públicas que estão para além da violência, posto que se relacionam com questões estruturais da sociedade.
Redes Sociais