JORNADA DE EXPOSIÇÕES DO LACAM ENCERRA COM SUCESSO
O Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam) realizou, nesta semana, a Jornada de Exposições Lacam/2023. Com o objetivo de apresentar as pesquisas em andamento e os trabalhos produzidos no 1° semestre do ano, os pesquisadores também realizaram um balanço dos objetivos estabelecidos no início do ano e os passos seguintes, a partir do evento.
Com três dias intensos de programação, a Jornada teve início na manhã da última terça-feira (8) e se estendeu até a manhã de ontem, quinta-feira (10). O evento contou com a presença de pesquisadores, professores e estudantes do Laboratório, além de servidores da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que demonstraram uma visão positiva da ação.
Representantes da Fapespa, destacaram a importância da parceria com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), bem como a relevância da exposição dos trabalhos em desenvolvimento no Laboratório. Para Fundação, a parceria impulsiona o potencial da Universidade, desempenhando um papel fundamental no avanço do conhecimento e no desenvolvimento tecnológico, econômico e social da região amazônica. Atyliana Dos Santos, Diretora de Estatísticas da Fapespa, destaca que esses produtos são desenvolvidos com a finalidade de serem compartilhados com as administrações estaduais e a sociedade como um todo. Ela também acrescenta: “Após o evento, estamos mais motivados para impulsionar a criação de novos produtos e buscar a implementação de novos indicadores”. Glaucia Moreira, coordenadora de estatística econômica da Fapespa, enfatiza: "Através desses recursos, temos a intenção de aprofundar nossa compreensão da estrutura econômica do estado do Pará. Além disso, os alunos têm a oportunidade de aplicar na prática o que aprendem em sala de aula, enquanto a equipe técnica do Estado melhora sua capacidade analítica, oferecendo assim mais contribuições para o Governo".
Ana Maria Tigre, mestranda de desenvolvimento econômico na Unicamp e colaboradora no Lacam, destaca que o Laboratório busca sempre organizar eventos voltados para disseminação das atividades produzidas dentro do Laboratório. “Esse tipo de iniciativa, mesmo que tenha um caráter mais interno, não são meras exposições, trata-se na verdade da integração entre todas as pesquisas do Laboratório. Podemos discutir e avaliar as similaridades entres os resultados e conseguir cada vez mais delimitar as características estruturais da economia paraense”, ressalta.
Emílio Mendes, doutorando na UFPA e pesquisador do Lacam, aponta como os diálogos aprofundados sobre os resultados discutidos no evento, enriquecem e expandem seus estudos na área. Vívian Borges, pesquisadora do Lacam e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM), esclarece que "a partir das exposições, foi possível perceber como as linhas de pesquisas do Laboratório interagem entre si, em busca de servir como ferramentas na construção de políticas públicas essenciais para o desenvolvimento regional".
A graduanda em Economia da Unifesspa Sarah Oliveira, também pesquisadora do Lacam, enfatiza a relevância das pesquisas para sua formação profissional e destaca: "Foi muito importante para mim a exposição metodológica de cada linha de pesquisa e o evento em geral serviu como uma transparência para os bolsistas e para a Fapespa".
Para o professor Giliad Silva, coordenador do Lacam, a Jornada de Exposições atendeu todas as metas. As ações conseguiram demonstrar o progresso alcançado, projetaram as tarefas futuras e promoveram uma integração significativa entre os pesquisadores. O evento também permitiu a introdução dos novos pesquisadores aprovados na seleção de julho, proporcionando uma compreensão da dinâmica do Laboratório. Além disso, houve um fortalecimento das relações com o corpo técnico da Fapespa, que lida com as dinâmicas e técnicas das pesquisas relacionadas ao convênio.
Redes Sociais