Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PESQUISADORES DO LACAM PARTICIPAM DE OBRA E DEBATEM NO SEMINÁRIO “AMAZÔNIA: A REGIÃO DE CARAJÁS”
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

PESQUISADORES DO LACAM PARTICIPAM DE OBRA E DEBATEM NO SEMINÁRIO “AMAZÔNIA: A REGIÃO DE CARAJÁS”

  • Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 14h12
  • Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 14h18
  • Acessos: 222
imagem sem descrição.

Pesquisadores do Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), são coautores do livro Amazônia: “A região de Carajás” e participaram ativamente de seminário que debateu a obra, ocorrido entre os dias 16 a 20 de agosto de 2023. 

Com discussões interdisciplinares, o evento movimentou as três unidades da Unifesspa em Marabá, além dos Institutos de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA - Rondon do Pará) e o de Estudos do Trópico Úmido (IETU - Xinguara).

O propósito do evento foi de explorar e debater a obra, convidando o público à apreciar os temas relacionados à região Amazônica, com a participação de pesquisadores de várias áreas, cursos e institutos, incluindo os professores do Lacam. 

Sob a organização do Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro e com prefácio do Prof. Dr. Carlos Brandão, o livro está dividido em sete partes que abordam diferentes aspectos da região Amazônica: Região, História, Economia, Urbanização, Ensino, Agrário e Natureza. No total, a obra compreende 32 capítulos escritos por autores(as) comprometidos(as) em analisar as estruturas, dinâmicas, interações, lógicas, relações e processos que influenciaram a história da região Amazônica. 

Para Maurílio Monteiro, que integra o Lacam, o objetivo do seminário foi amplamente alcançado. A abordagem adotada deu origem a discussões amplas e enriquecedoras, envolvendo mais de 60 pessoas nas mesas de debate e mais de 500 participantes no público. “Estas discussões não apenas possibilitaram a apresentação de alguns dos capítulos, mas também impulsionaram o avanço das ideias. Agora, estamos ansiosos para que a partir desse ponto surjam novos produtos, textos e reflexões que estejam intimamente ligados à dinâmica de nossa região, contribuindo assim para o progresso e compreensão contínuo do nosso contexto”, reforça.

Laura Carvalho, que faz parte da Comissão de Tecnologia da Informação do Lacam, contribuiu na divulgação e participou integralmente do evento. Para ela, “foi uma semana de muito aprendizado e  fundamental para compreender a região a partir de diversas perspectivas, visto que as sessões trouxeram resultados de pesquisas que não se limitam apenas à análise econômica, mas, também, como estas atividades exercidas fortemente na região impactam outras áreas como a cultural, geográfica-espacial e social”.

O professor Evaldo Gomes, pesquisador do Lacam e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM), destaca que “o seminário não apenas forneceu um espaço para a disseminação do conhecimento, mas também serviu como um fórum para destacar os desafios que nossa sociedade regional enfrenta. Abordou questões cruciais a serem resolvidas em torno da pobreza, da produção de mercadorias, a ordenação do território, a preservação do meio ambiente e a busca pela sustentabilidade”, ressalta o coordenador.

De acordo com a  professora Flávia Marinho Lisbôa, também pesquisadora do Lacam e autora em dois capítulos, “o principal objetivo do evento foi a divulgação científica da obra. Ou seja, os participantes das mesas tinham a missão de tornar os resultados de pesquisa que compõem os capítulos em informação palatável ao público não especializado, atraindo as pessoas à leitura do livro. Após ter acompanhado todas as mesas, avalio que esse objetivo foi alcançado, especialmente com a participação e questionamentos do público discente".

Para o professor Giliad Souza Silva, coordenador do Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam), e um dos autores de capítulo da obra, este evento representa “um marco para a região, a produção acadêmica e a reflexão científica. O seminário inovou ao envolver pessoas leitoras nas apresentações e discussões dos textos, gerando destaque positivo. Esta abordagem permitiu que outros indivíduos apresentassem o conteúdo com uma perspectiva diferente do autor original. Como resultado, tivemos 11 sessões de alta qualidade, todas com lotação máxima nas unidades, demonstrando que a Unifesspa está bem equipada para analisar sua realidade e proativamente contribuir para as transformações regionais”, enfatiza.

No encerramento deste Seminário, é fundamental ressaltar que a dinâmica da apresentação da obra, destacou um momento de grande importância e significado para todas as áreas que participaram das discussões. Isso realçou a notável habilidade dos envolvidos em unir esforços incansáveis para compreender desafios complexos na região, contribuindo para o êxito deste evento. Cada membro trouxe sua experiência e aprendizado, desempenhando um papel fundamental na organização, na disseminação de informações e na promoção do evento.

Os próximos campi a receberem o seminário, com continuação dos debates interdisciplinares dos outros capítulos da obra, serão o Instituto de Estudos do Xingu (IEX), em São Félix do Xingu, e o Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA), em Santana do Araguaia.

Texto: Kawane Ricarto (Bolsista do Lacam)

registrado em:
Fim do conteúdo da página