RETROSPECTIVA DO LACAM/2023: MEMÓRIAS QUE INSPIRAM E FORTALECEM PARA NOVOS DESAFIOS
À medida que o ano se despede, resgatam-se memórias que refletem momentos de inspiração e criatividade que conduziram o ano de 2023 no Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Do planejamento à participação em pesquisas, eventos acadêmicos, lançamentos de produtos, oficinas e jornadas, este ano foi marcado por desafios superados e feitos históricos de relevância acadêmica com impacto regional e no Estado do Pará.
Ocorrida em abril, a 1ª Escola de Contas Regionais da Amazônia (ECAM) teve o objetivo de debater o cenário econômico da região Sul e Sudeste do Pará, reunindo pesquisadores internos e externos ao Lacam. Em seguida, marcando a construção histórica da Unifesspa, que completou dez anos em junho de 2023, o Lacam e a Fundação de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) lançaram, no mesmo mês, a Tabela de Recursos e Usos (TRU) do Pará.
O produto, realizado por um laboratório de pesquisa de uma universidade pública e uma fundação que fomenta pesquisas regionais, destaca a relevância do suporte financeiro às pesquisas universitárias para impulsionar o progresso econômico, tecnológico e social na Amazônia, com resultados inovadores para compreensão das relações socioeconômicas de toda a região.
A Jornada de Exposições do Lacam, que ocorreu em agosto deste ano, oportunizou a socialização dos resultados preliminares das atividades desenvolvidas no laboratório multidisciplinar, além de possibilitar a aproximação dos pesquisadores, marcada pelo diálogo entre as diferentes linhas de pesquisa, que permaneceram atuantes ao longo de todo o ano. O mês de outubro foi evidenciado pelo lançamento da 1ª Matriz Insumo-Produto (MIP), produzida integralmente numa universidade pública e do interior do estado, sem o uso de consultorias externas. Derivada da TRU, a MIP busca informar a relação que as atividades econômicas que o estado exerce, tem entre si. Como mais um fruto da parceria entre Lacam e Fapespa, a MIP foi produzida ao longo de quatro anos pelos pesquisadores do laboratório.
Com o objetivo de ampliar os conhecimentos técnicos, proporcionar um ambiente prático e interativo para os bolsistas, foram executadas diversas oficinas, como a de linguagem para divulgação científica, de edição de áudio e vídeo, produção de VT´s promocionais para TV/ internet e roteiros. O laboratório executou, ainda, oficinas que proporcionaram o acesso a dados, podendo auxiliar, assim, nas pesquisas acadêmicas.
(Oficina de produção de VTs promocionais, com Tayana Marquioro)
(Oficina de Produção Audiovisual com o bolsista do Lacam Itair Rodrigues)
Por fazer parte do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR), pesquisadores do Lacam foram coautores do livro “Amazônia: a região de Carajás”, e participaram ativamente do seminário que lançou e debateu a obra. Além disso, os bolsistas atuaram efetivamente de toda a logística do evento, que percorreu cinco unidades da Unifesspa, em três cidades diferentes e mobilizou uma série de institutos para o debate acadêmico que a obra propôs no mês de outubro deste ano.
No decorrer do ano, pesquisadores do Lacam participaram, também, de reuniões com órgãos de relevância estadual e federal, como a Fapespa e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ministério Público do Estado do Pará e Assembléia Legislativa do Estado com o objetivo de planejar e fortalecer parcerias para o desenvolvimento efetivo das pesquisas do laboratório.
No final de novembro, o Lacam foi convidado pela Fapespa para apresentar produtos de pesquisas em parceria com o órgão, incluindo a TRU Pará, a MIP Pará e Sudeste Paraense, além do Dashboard das Notas Fiscais Eletrônicas. Este último disponibiliza online os resultados e dados da pesquisa, permitindo avaliar a complexidade econômica dos municípios, contribuindo para a compreensão de regionalizações e identificação de áreas de influência.
Com a memória de um ano marcado por diversas atividades executadas com sucesso e algumas com status de feitos históricos no Estado Pará, o Lacam finaliza este 2023, destacando a relevância do investimento na ciência e na educação pública, gratuita e de qualidade. O trabalho em equipe que tornou possível todas as ações é inspiração e certeza de força para novos desafios e realizações em 2024.
(Texto: Kawane Ricarto e Laura Guido – Bolsistas do Lacam)
Redes Sociais