SEMINÁRIO "AMAZÔNIA: A REGIÃO DE CARAJÁS" PROMOVE DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA FECAMPO
Na tarde da última sexta-feira (19), o Auditório da Unidade III em Marabá da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), foi palco para a sessão XII do Seminário "Amazônia: a região de Carajás", voltada para a Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO). O evento proporcionou debates em torno de dois capítulos da obra homônima, organizada pelo Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro e prefaciada pelo Prof. Dr. Carlos Brandão.
As discussões giraram em torno dos temas “Alteridades e outridades na região de Carajás”, com autoria de Idelma Silva e Flávia Lisbôa, e comentários de Hiran Possas. Além disso, foi explorado reflexões sobre “O ônus ambiental do paradigma agropecuário em Carajás e a construção de alternativas”, com as contribuições dos autores Diego Rodrigues e Maurílio Monteiro, acompanhado pelos comentários de Laila Drebes.
Para o discente da FECAMPO, Kupepramre Valdenilson Topramre: “O seminário foi altamente esclarecedor tanto para nós indígenas quanto para outros movimentos. Ele proporcionou informações sobre a estrutura atual da região de Carajás e sua organização. Ao ouvir os professores presentes, percebemos como a sociedade local consegue se mobilizar de forma conjunta”. O discente ainda expressa que a obra não apenas beneficia pesquisadores, mas é essencial para que as comunidades se apropriem desse material, criando ferramentas para lutas e fortalecendo a visão científica. “Além de contribuir para nossa formação como discentes, é um recurso valioso para lideranças indígenas, ribeirinhas e quilombolas, fortalecendo o movimento em nossa região”, esclarece.
Hiran Possas, professor da FECAMPO, compartilha sua experiência no seminário: "Foi enriquecedor participar do evento. Recomendo a leitura, é uma obra de grande relevância. Apesar de a Unifesspa ser uma universidade pública recente, as pesquisas realizadas nela são de alta qualidade e abordam complexidades que ajudam a compreender a nossa região. Nesta oportunidade, participei de um debate e uma mesa que proporcionaram uma significativa aprendizagem”. O professor ainda incentiva todos a acessarem o link da obra ou o livro físico, para que ampliem o entendimento sobre a região de Carajás.
A Professora Laila Drebes, da FECAMPO, destaca a relevância da sessão ao abordar especificamente o capítulo do livro, na qual ela foi comentarista e que trata de questões agrárias e ambientais da região. Destacando a abordagem multidisciplinar da obra. Ela recomenda a leitura, pois: “Cada capítulo contribui significativamente para pensar nas questões cruciais da região. A obra, ao explorar diferentes perspectivas científicas, fornece dados e ideias valiosas para reflexões e aprofundamento dos estudos, visando contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade de vida das populações locais”, conclui.
Texto: Kawane Ricarto (Bolsista do Lacam)
Redes Sociais