Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > LACAM/UNIFESSPA DESENVOLVE ANÁLISE DETALHADA DAS CONDIÇÕES DE VIDA DAS PESSOAS INSCRITAS NO CADÚNICO
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

LACAM/UNIFESSPA DESENVOLVE ANÁLISE DETALHADA DAS CONDIÇÕES DE VIDA DAS PESSOAS INSCRITAS NO CADÚNICO

  • Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 08h12
  • Última atualização em Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 18h13
  • Acessos: 102
imagem sem descrição.

Pesquisa aborda, ainda, desafios na erradicação da pobreza

O saneamento básico desempenha um papel fundamental na qualidade de vida das comunidades, que influencia diretamente a saúde pública, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido é que é desenvolvida no Lacam/Unifesspa pesquisa com o objetivo de analisar as condições de saneamento básico das populações inscritas no Cadastro Único nas cidades de Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.

A falta de acesso a serviços adequados de saneamento pode acarretar em problemas de saúde, contaminação ambiental e propagação de doenças. Nessas cidades escolhidas para o eatudo, a questão assume contornos ainda mais significativos, dada a relevância econômica e suas características socioambientais diferenciadas.

A partir desses dados, a pesquisa destaca a importância do saneamento básico e pode aumentar a conscientização pública sobre os desafios enfrentados pelas populações inscritas no CadÚnico. Isso reforça a necessidade de melhorias nos serviços de saneamento, bem como a uma maior compreensão da relevância do tema para a saúde e qualidade de vida da população.

Este estudo contribui para compreender a situação hídrica nessas áreas da região amazônica, alinhando-se com a agenda global de desenvolvimento sustentável, especialmente com o objetivo de garantir água e saneamento para todos até 2030. Reforça-se, assim, a necessidade de ações coordenadas e baseadas em dados para enfrentar os desafios relacionados ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A pesquisa, coordenada pelo professor Daniel Nogueira (da Faculdade de Economia da Unifesspa), utiliza dados fornecidos pelo Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), ferramenta criada pelo Ministério da Cidadania para identificação das famílias de baixa renda no Brasil.

Os resultados podem beneficiar partes envolvidas com a questão do saneamento básico na região de Carajás, principalmente os inscritos no Cadastro Único, mas além destes, instituições como: órgãos governamentais estaduais e municipais, organizações que atuam em prol do desenvolvimento social e da melhoria das condições de vida das comunidades como movimentos sociais e associações. A pesquisa pode impulsionar o avanço do conhecimento na área de saneamento básico em regiões de atividade mineral, ao preencher lacunas de informações e promover oportunidades para futuras pesquisas acadêmicas e estudos complementares sobre o tema.

O Lacam, mesmo sendo um laboratório recente, já contribui significativamente na difusão de produtos científicos que servem de instrumentos para olhares únicos sobre a região amazônica na amplitude da realidade econômica, social e ambiental do território e suas especificidades. Além disso, apresenta produtos desenvolvidos que podem impactar de forma direta e positiva na realidade social de um município ou região.

Texto: Daniel Nogueira

 Edição: Flávia Lisboa, Kawane Ricarto e Laura Guido
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página