PESQUISADOR DA UNIFESSPA/LACAM É CONTEMPLADO COM A BOLSA PRODUTIVIDADE DO CNPQ
No dia 04 de março de 2024, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), anunciou os resultados definitivos da Chamada CNPq nº 09/2023 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa Sênior, lançada em junho de 2023. A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), teve um pesquisador contemplado de nível E (categoria 2), o Prof. Dr. Rafael Gonçalves Gumiero, docente da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) e integrante do Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam).
A bolsa produtividade consiste em estimular o crescimento da produção científica, tecnológica e de inovação, além de fomentar a continuidade das atividades de pesquisadores de destaque no avanço de pesquisas científicas e tecnológicas, bem como na capacitação de novos pesquisadores em diferentes estágios educacionais. Os critérios para a concessão da bolsa, incluem a avaliação da produção científica, o envolvimento na formação de recursos humanos e a significativa contribuição para o avanço da área de pesquisa.
De acordo com o professor Rafael Gumiero, a pesquisa submetida ao edital do CNPq já estava sendo desenvolvida há, aproximadamente, dois anos. Em 2023, ao ingressar no Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam), desenvolveu, então, um projeto piloto com a proposta de pesquisa, que está relacionada com a análise do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). “A proposta seria analisar a distribuição do FNO nas cidades do Pará e tentar classificá-los a partir dos dados que as tabelas propiciaram. Esse projeto piloto me ajudou bastante a centralizar o foco e tornar o objetivo mais específico, por isso, a atuação no ano passado no Lacam foi muito importante”, explicou o professor.
Além disso, o professor expressa sentimentos de surpresa e felicidade, já que esta foi sua primeira participação na chamada e foi contemplado com a bolsa. “Estou muito feliz e, ao mesmo tempo, também na expectativa de iniciar este projeto, que vai iniciar em abril, efetivamente, e a partir daí são 36 meses que eu tenho que trabalhar com esse material para que eu possa dar as devolutivas que a bolsa exige”, expõe.
Para o coordenador do Lacam, professor Giliad Silva, o pesquisador Rafael Gumiero se destacou como o único professor da Unifesspa a receber a bolsa de produtividade neste processo seletivo, demonstrando um reconhecimento único por parte de seus pares em todo o país. Isso reflete não apenas sua excelência em termos de produção científica, mas também sua proposta de pesquisa inovadora para o avanço do campo do planejamento urbano e regional.
Texto: Kawane Ricarto e Laura Guido (Bolsistas do Lacam)
Redes Sociais