PESQUISADORES DO LACAM PARTICIPAM DE SEMINÁRIO NACIONAL E DEBATE DE DEMOCRATIZAÇÃO DA CFEM EM FORTALEZA, CE
O Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza/CE, sediou na última semana seminário nacional promovido pelo Movimento de Luta pela Soberania Popular sobre a Mineração (MAM). O evento, realizado com o objetivo de discutir o atual modelo mineral brasileiro seus impactos sobre a renda mineral e ainda avaliar seus desdobramentos nos royalties da mineração, destacando a importância da luta pela democratização da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM).
O seminário contou com a participação de militantes do MAM, representantes do parlamento cearense de Fortaleza e pesquisadores. Entre os pesquisadores estava o professor Giliad de Souza Silva, doutor em Economia que coordena o Laboratório de Contas Regionais da Amazônia.
O Lacam tem aprofundado estudos sobre o modelo mineral - avaliando todo o processo, desde a pesquisa até a lavra, bem como o debate sobre o perfil de distribuição do valor adicionado (riqueza nova) da mineração.
As expectativas futuras de pesquisa giram em torno da continuidade dessas discussões centrais, especialmente nas regiões minerais, Além disso, a ampliação da análise sobre a CFEM especificamente, abrangendo receitas e despesas.
O evento proporcionou um espaço para debates e reflexões sobre a distribuição do valor adicionado pela mineração e as possíveis reformas para uma melhor democratização dos recursos provenientes da CFEM.
Redes Sociais