Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PESQUISADORAS DO LACAM SÃO APROVADAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA UNICAMP
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

PESQUISADORAS DO LACAM SÃO APROVADAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA UNICAMP

  • Publicado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2025, 14h22
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2025, 17h55
  • Acessos: 52

 

O Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) celebra a aprovação de três pesquisadoras do laboratório em Programa de Pós-graduação na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), uma das instituições de ensino mais prestigiadas do país. A conquista reflete o alto nível acadêmico das integrantes e o impacto do trabalho desenvolvido no Lacam. As pesquisadoras aprovadas foram: Ana Maria Tigre, Monalisa da Silva Lucena e Valéria Rodrigues Costa, que seguem para novos desafios em suas respectivas áreas de estudo.

 

WhatsApp Image 2025-01-30 at 22.02.10.jpeg

 Valéria Rodrigues Costas

 

A aluna Valéria Rodrigues Costas, egressa do curso Ciências Econômicas da Unifesspa, foi aprovada no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico na Unicamp. Valéria conta como foi o processo para sua aprovação e como o Lacam lhe ajudou nesta conquista acadêmica: “ingressei no curso de Ciências Econômicas em 2019 e minha trajetória na pesquisa iniciou-se em 2022, como bolsista no Lacam, onde continuei vinculada mesmo  finalizando a graduação em 2023”.Valéria conta que ter participado da organização de diversos eventos acadêmico-científicos e as trocas com alunos e professores nas diversas frentes do laboratório  foi fundamental para o seu desenvolvimento acadêmico.

O tema do seu projeto de mestrado da aluna, focado na região do Pará, nasceu da forte influência das pesquisas desenvolvidas no Laboratório, as quais despertaram seu interesse para estudar mais a fundo as dinâmicas econômicas locais. Valéria Rodrigues ressalta que  usou como base para o projeto a Matriz de Insumo-Produto que foi elaborada pelo próprio laboratório. “Tive muito apoio de meus professores e colegas do laboratório”.

Monalisa da Silva Lucena

 

Outra aluna aprovada no mesmo PPG é a Monalisa da Silva Lucena, também egressa do curso de Ciências Econômicas. Monalisa conta que também iniciou como bolsista no Lacam em 2022, vinculada à linha de estudos “Fundos Constitucionais do Norte (FNO)”, tema sobre o qual se aprofundou no seu TCC e avançou como tema do projeto submetido ao mestrado.

Monalisa Lucena destaca que fazer parte do Lacam a ajudou a descobrir suas áreas de interesse dentro da Economia de um modo geral: “é um laboratório produtivo, sério e inovador em relação aos problemas da Amazônia. Sou muito grata por compor o quadro de pesquisadores e colaboradores”.

WhatsApp Image 2025-01-30 at 22.02.44(1).jpeg

Ana Maria Tigre

Ana Maria Tigre, vinculada ao Lacam desde 2019, também é egressa do curso de Economia da Unifesspa, de onde partiu para o PPG em Desenvolvimento Econômico na Unicamp no ano de 2023. Agora, Ana Maria comemora a aprovação para o doutorado no mesmo programa, seguindo na pesquisa sobre dinâmicas regionais na região Amazônica e no estado do Pará, por meio da Matriz  Insumo-Produto do estado do Pará, fruto de três anos de trabalho dos pesquisadores do Lacam em parceria com a Fapespa (Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas).

 “A Unicamp lidera o 3° lugar no ranking mundial da América Latina e Caribe e estou muito contente com a continuidade da minha trajetória de pesquisa nessa instituição, agora no doutorado, e levando problematizações atinentes à Amazônia”, comemora Ana Maria.

O Prof. Dr. Giliad de Souza Silva, professor do curso de Economia da Unifesspa e coordenador do Lacam, manifesta sua alegria com a aprovação das alunas e o que isso significa para o curso e para o laboratório: “Essa conquista reforça a relevância da pesquisa na compreensão das dinâmicas econômicas locais, ampliando a capacidade de nossas discentes para reflexão sobre o desenvolvimento regional. Além disso, evidencia a importância da inclusão e da diversidade na pós-graduação, fundamentais para a construção de um conhecimento mais plural. O sucesso das alunas inspira novas gerações a enfrentarem os desafios acadêmicos e contribuírem para uma ciência mais representativa”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página