SEMINÁRIO DO LACAM: O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS REALIZADAS PELO NUPI
O Núcleo de Estudos Econômicos dos Povos Indígenas (NUPI) , intensificou a pesquisa sobre queimadas e estudos espaciais sobre os territórios indígenas após a visita técnica realizada pelo coordenador do Lacam, Giliad Silva.
Com o testemunho de lideranças indígenas, em meio a uma crise climática que intensificou a escassez hídrica e ampliou as temperaturas, foi observado o avanço de queimadas e incêndios na TI mãe Maria.
Os pesquisadores do Nupi , junto com o coordenador da linha de pesquisa, focaram seus esforços em tentar mostrar um pouco dessa crise socioambiental que afetava o biomassa amazônico na segunda metade do ano de 2024.
Durante o diálogo com lideranças indígenas, foi denunciado invasões terrestres ,aérea por meio de drones , incêndios e queimadas que obliteraram grande parte das formações florestais. Além do prejuízo social e ambiental, como a destruição de diversos projetos e redução da cobertura florestal.
Analisando os fatos, e buscando bancos de dados que poderiam fornecer um panorama regional e local, foram processados dados governamentais e de instituto de referência verídicos ,acerca de queimadas ,uso e cobertura do solo e imagens de satélites .
Com todo um trabalho cartográfico elaborado, resultando em mapas, pode-se observar padrões de destruição ambiental na T.I Mãe Maria , que corroboram com o testemunho dos gaviões sobre os ocorridos. Além disso , os povos Xikrin , isolados da cobertura midiatica, sofreram absurdamente com o mesmo problema, tendo grande parte da T.I Mãe Maria devastada por incêndios e queimadas.
O resultado da linha de pesquisa, referente ao 2° trimestre de 2024 foi excelente, porém ainda há muito a caminhar , projetos entre instituições públicas, a Unifesspa e povos indígenas, sobre reflorestamento estão em elaboração, na unifesspa, o mapeamento desses grupos também segue em andamento e futuros trabalhos com a comunidade Lgbtqia+ buscando ampliar o alcance do NUPI .
Redes Sociais