LACAM PARTICIPA DE DEBATE SOBRE CAMINHOS PARA A PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA
O 2º Seminário Sobre Contas Regionais e Bioeconomia reuniu também Ufopa, Ufpa, PPMAC e Fapespa
Buscando estimular o debate teórico acerca de caminhos possíveis entre bioeconomia e contas regionais, aconteceu o 2º Seminário sobre Contas Regionais e Bioeconomia em Belém, realizado entre os dias 09 e 11 de abril, reunindo especialistas e representantes do Lacam/Unifesspa (Laboratório de Contas Regionais da Amazônia e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará), UFPA (Universidade Federal do Pará), UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará), PPMAC (Políticas Públicas de Mitigação e Adaptação Climática) e Fapespa (Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas). O evento compõe o planejamento da Rede Pará sobre Contas Regionais e Bioeconomia, da qual fazem parte a UFPA, Ufopa, Fapespa e a Unifesspa, por meio do Lacam.
Foto - Fernandes Soares/PPMAC
Um dos principais objetivos do evento foi o aprimoramento das abordagens metodológicas, além de servir como espaço de vislumbre dos planejamentos e avanços que envolvem a temática. Dentre os alinhamentos produzidos, o LACAM apresentou “uma proposta de metodologia de estimação da bioeconomia alinhada com as estatísticas oficiais do IBGE [...] juntamente com o esforço metodológico de fazer estudos econômicos baseados nos dados de notas fiscal eletrônicas”, afirma o coordenador-geral do laboratório, Giliad de Sousa Silva.
Foto - Fernandes Soares/PPMAC
Ao longo de três dias se desenvolveram mesas de discussão e sessões de repasse e planejamento, onde trataram de temas como as Economias Não Observáveis (ENO’s), análise de redes de abastecimento e consumo, e a gama de arranjos institucionais; desafios relacionados às práticas de bioeconomia e o desenvolvimento sustentável da Amazônia; a importância de uma abordagem interdisciplinar para compreender e enfrentar as questões regionais no que tange as Economias Não Observáveis e contas regionais; além de desenvolverem as teorias e aplicações de bioeconomia.
Das nove mesas de debates ao longo do evento, o LACAM contribuiu em três momentos voltados principalmente aos repasses e planejamentos com as demais instituições. No dia 10, com participação em duas mesas: “Repasse e planejamento sobre Tabelas de Recursos e Usos com abertura para Bioeconomia” e “Repasse e planejamento sobre análise de Redes de Abastecimento e Consumo” e no dia 11, com os encaminhamentos finais com para o planejamento de curto, médio e longo prazo das pesquisas em andamento.
Os desafios enfrentados pela bioeconomia no Pará em um contexto de emergência climática também foram destaque nas discussões ao longo do evento, enfatizando a urgência da produção de políticas públicas eficazes para mitigar os impactos ambientais e sociais da crise climática.
Redes Sociais