Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > BOLSISTA DO LACAM REPRESENTA MARABÁ NA 5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

BOLSISTA DO LACAM REPRESENTA MARABÁ NA 5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE

  • Publicado: Sexta, 09 de Mai de 2025, 10h44
  • Última atualização em Sexta, 09 de Mai de 2025, 11h06
  • Acessos: 37

“A participação do jovem no evento marca a importância da relevância do protagonismo discente para além do meio acadêmico, mas também em espaços com relevantes debates na sociedade”

Retomada pelo governo federal, sob a liderança da ministra Marina Silva, com o intuito de avançar  o diálogo entre o Estado e sociedade civil sobre políticas ambientais, a Conferência Nacional de Meio Ambiente acontece durante essa semana (6 a 9 de maio) em Brasília, e o representante marabaense no evento é o bolsista do nosso Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam), Luis Felipe dos Santos.

Graduando do curso de Geografia da  Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Luis foi convocado para representar Marabá na etapa nacional da 5ª edição da conferência, que havia sido descontinuada no ano de 2014. A participação do jovem estudante é celebrada pelo Lacam como um  importante reconhecimento de seu comprometimento para além do meio acadêmico, mas também em espaços com relevante debates na sociedade, como o meio ambiente.

WhatsApp Image 2025-05-08 at 15.48.51.jpeg

Fonte - Luis Felipe Santos 

Na conferência, os delegados terão direito a voz e voto durante os quatro dias de evento. Ao final, dez propostas nacionais serão consolidadas e entregues diretamente à ministra Marina Silva. Representando Marabá, Luis Felipe pretende articular e defender pautas que atendam às necessidades da região amazônica, reconhecendo os desafios do tempo limitado de discussão individual no evento.

A convocação de Luis Felipe dos Santos é  vista como um símbolo da importância da participação jovem e universitária na construção de políticas públicas ambientais, especialmente em territórios estratégicos como a Amazônia. Além de Felipe, Maria Antonia Gomes de Araújo, vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Marabá, também representa Marabá no evento.

WhatsApp Image 2025-05-08 at 15.40.14.jpeg

Fonte - Luis Felipe Santos

Passos que antecederam a conferência

Em janeiro de 2025, no município de Marabá, houve a etapa municipal, mobilizando mais de 250 participantes no auditório do Campus I da  Unifesspa. A realização da conferência foi fruto do envolvimento de movimentos sociais, grupos ambientais e núcleos de pesquisas da universidade como o Neam (Núcleo de Educação Ambiental), o grupo de pesquisa Didra  (Dispositivos , Instituições,  Desenvolvimento e Agroecologia) e Icmbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

O encontro da conferência na cidade  foi estruturado em cinco eixos temáticos: Mitigação; Adaptação e preparação para desastres; Justiça climática; transformação ecológica; Governança e educação ambiental. Luis Felipe integrou o eixo II, destacando-se ao defender propostas como a conservação do solo e a criação de um comitê de bacia hidrográfica para o município. Desde então, Luis Felipe e outros representantes vêm participando de reuniões e preparativos com delegações de todo o país para se apresentarem em Brasília.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página