BOLSISTA DO LACAM REPRESENTA MARABÁ NA 5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
“A participação do jovem no evento marca a importância da relevância do protagonismo discente para além do meio acadêmico, mas também em espaços com relevantes debates na sociedade”
Retomada pelo governo federal, sob a liderança da ministra Marina Silva, com o intuito de avançar o diálogo entre o Estado e sociedade civil sobre políticas ambientais, a Conferência Nacional de Meio Ambiente acontece durante essa semana (6 a 9 de maio) em Brasília, e o representante marabaense no evento é o bolsista do nosso Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam), Luis Felipe dos Santos.
Graduando do curso de Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Luis foi convocado para representar Marabá na etapa nacional da 5ª edição da conferência, que havia sido descontinuada no ano de 2014. A participação do jovem estudante é celebrada pelo Lacam como um importante reconhecimento de seu comprometimento para além do meio acadêmico, mas também em espaços com relevante debates na sociedade, como o meio ambiente.
Fonte - Luis Felipe Santos
Na conferência, os delegados terão direito a voz e voto durante os quatro dias de evento. Ao final, dez propostas nacionais serão consolidadas e entregues diretamente à ministra Marina Silva. Representando Marabá, Luis Felipe pretende articular e defender pautas que atendam às necessidades da região amazônica, reconhecendo os desafios do tempo limitado de discussão individual no evento.
A convocação de Luis Felipe dos Santos é vista como um símbolo da importância da participação jovem e universitária na construção de políticas públicas ambientais, especialmente em territórios estratégicos como a Amazônia. Além de Felipe, Maria Antonia Gomes de Araújo, vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Marabá, também representa Marabá no evento.
Fonte - Luis Felipe Santos
Passos que antecederam a conferência
Em janeiro de 2025, no município de Marabá, houve a etapa municipal, mobilizando mais de 250 participantes no auditório do Campus I da Unifesspa. A realização da conferência foi fruto do envolvimento de movimentos sociais, grupos ambientais e núcleos de pesquisas da universidade como o Neam (Núcleo de Educação Ambiental), o grupo de pesquisa Didra (Dispositivos , Instituições, Desenvolvimento e Agroecologia) e Icmbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
O encontro da conferência na cidade foi estruturado em cinco eixos temáticos: Mitigação; Adaptação e preparação para desastres; Justiça climática; transformação ecológica; Governança e educação ambiental. Luis Felipe integrou o eixo II, destacando-se ao defender propostas como a conservação do solo e a criação de um comitê de bacia hidrográfica para o município. Desde então, Luis Felipe e outros representantes vêm participando de reuniões e preparativos com delegações de todo o país para se apresentarem em Brasília.
Redes Sociais